Cidades da Baixada Santista contam com programação especial para o Dia da Consciência Negra; confira
Agenda terá apresentações musicais, culturais e seminários. Prefeituras tem programação especial durante a semana da Consciência Negra na Baixada Santista; confira
Prefeitura de Santos
As cidades da Baixada Santista terão programação especial para o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro. A agenda conta com apresentações musicais, culturais e seminários.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O dia 20 de novembro de 1965 marca a data do assassinato de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, o maior da América Latina. Nascido livre em Pernambuco, Zumbi foi escravizado aos seis anos de idade e, ao longo de sua vida, tornou-se símbolo da resistência negra no Brasil.
Por isso, essa data foi escolhida para marcar o Dia da Consciência Negra, um dia de luta e reflexão sobre a importância da igualdade racial e o enfrentamento das desigualdades históricas.
O g1 entrou em contato com as nove cidades da Baixada Santista para saber as atividades programadas para a data, destas apenas Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Mongaguá responderam até a publicação da reportagem. Confira abaixo:
Santos
A cidade celebra o Mês da Consciência Negra, de 6 a 30 de novembro. Na quarta-feira (20), o município realizará uma homenagem ao Busto de Zumbi, na Praça Palmares, na Avenida Afonso Pena, com apresentações musicais e culturais a partir das 11h.
Praia Grande
A cidade terá, entre os dias 20 e 22 de novembro, a 4ª edição da Semana da Consciência Negra – Celebrar é Resistir. O evento terá entrada gratuita e será realizado no Palácio das Artes, com encerramento na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Boqueirão.
Quarta-feira (20)
17h – Abertura da programação – Cerimônia de Homenagem (Conselho Municipal de Igualdade Racial)
17h30 – Abertura da exposição “Cores do Invisível” (Artista: Peu Grafitti)
18h – Música no Hall: Vozes Negras – Coral Vozes da Praia e Cleiton Bandeira
Quinta-feira (21)
10h – workshop Ritmos Brasileiros – professor Emerson Berti
14h às 17h – visitação da exposição “Cores do Invisível” (Artista: Peu Grafitti)
Sexta-feira (22)
14h às 17h – visitação da exposição “Cores do Invisível” (Artista: Peu Grafitti)
16 horas – Exibição do filme “Besouro”
20h às 23h – Sexta Musical+ “Especial Consciência Negra” – Atração: Will & Banda – no intervalo da banda (21h20), apresentação de Afoxé Filhos de Olodumare
São Vicente
Quinta-feira (21)
19h às 21h – Exposição fotográfica ‘Conexões Femininas’ e lançamento do prêmio ‘Dandara de Direitos Humanos’, no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro)
Sexta-feira (22)
14h às 18h – Roda de conversa sobre saúde mental frente ao racismo e discussão sobre valorização da mulher negra, no Espaço Multicultural (na Praça 22 de Janeiro)
Sábado (23)
10h às 12h – Xixerê ais Orixás, na Praça 22 de Janeiro, bairro do Gonzaguinha
18h às 22h – Festa no Quilombo – Show do Grupo Samba dos Omo Odé, no DAC Plataforma (Rua Vereador Diego; Pires de Campos, 121 – Vila São Jorge)
Domingo (24)
17h às 22h – Festa no Quilombo – Sessão de curtas-metragens ‘Olhares Negros’, no DAC Plataforma (Rua Vereador Diego; Pires de Campos, 121 – Vila São Jorge)
Segunda-feira (25)
9h às 12h – Encerramento com palestras: “Educação Antirracista”, no Espaço Multicultural
14h às 17h – ‘Fórum de Saúde da População Negra Vicentina’, no Espaço Multicultural
Guarujá
Quarta-feira (20)
9h30 – Evento Cultural, no Monumento Busto de Zumbi em frente à Praça Horácio Lafer, no bairro da Enseada
13h – Marcha Metropolitana da Igualdade Racial, na Rodoviária Municipal de Peruíbe (Avenida 24 de Dezembro, 520 – Centro)
16h – Shows e apresentações culturais, na Praça da Matriz (Praça Monsenhor Lino de Passos, 52 – Centro Peruíbe)
Quinta-feira (21)
19h – África / Brasil, na Casa Dandara (Rua Manoel Araújo, 454 – Santo Antônio)
Domingo (24)
13 horas – Cultura da Capoeira, na Academia Herança de Palmares (Avenida Antenor Pimentel S/N – Centro Comercial)
Segunda-feira (25)
10h40 – Enfrentamento ao Racismo (para docentes), na Escola Municipal Lucimara de Jesus (Avenida Manoel da Cruz Michael, 343 – Santa Rosa)
Mongaguá
Quarta-feira (20)
10h – Ato em homenagem a Zumbi dos Palmares, Praça Zumbi dos Palmares
19h – Exibição do Projeto ‘Aquarela de Fé’, de Barbara Pappertno, no Centro Cultura Raul Cortez (Avenida São Paulo, 3465 – Balneário Umurama)
19h30 – Pocket Show ‘Musica Preta’, com Barbara Pappert, no Centro Cultura Raul Cortez (Avenida São Paulo, 3465 – Balneário Umurama)
Fonte Original