Carreta da Mamografia volta a funcionar em Cubatão | Mais Saúde

A Carreta da Mamografia volta a funcionar em Cubatão (SP) nesta terça-feira (4). O equipamento realiza até 50 exames nos dias de semana, e 25 aos sábados. Mulheres entre 35 e 49 anos, ou acima de 70, precisam de pedido de exame. Pacientes entre 50 e 69 anos podem realizar a mamografia sem pedido médico. O resultado sai em dois dias úteis.

O atendimento ocorre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 8h ao meio-dia aos sábados. A carreta está estacionada no Centro Esportivo Romerão, que fica na Rua Pedro José de Toledo, 465, no bairro Vila Couto.

Conforme a prefeitura, mulheres de 35 a 49 anos, ou acima de 70, podem realizar o exame desde que tenham pedidos de mamografia solicitados por médicos ou enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das Unidades de Saúde da Família (USFs) ou do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Já mulheres de 50 a 69 anos não precisam de pedidos médicos para realizar o procedimento.

A administração enfatiza que, independentemente da idade, não é necessário agendar a consulta. O atendimento é realizado seguindo a ordem das senhas distribuídas diariamente. Para isso, basta apresentar o cartão SUS, documento de identidade e, no caso de pacientes entre 35 e 49 anos, ou maiores de 70, o pedido de exame.

De acordo com a prefeitura, os resultados dos exames ficam prontos em dois dias úteis. Caso seja apontada alguma alteração, o atendimento pode seguir nas unidades de saúde da cidade. O exame de mamografia não é indicado a mulheres que já o realizaram há menos de um ano, com exceção daquelas que possuem indicação médica específica.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar