Cananeia inaugura dois novos galpões em estação quarentenária que recebe suínos importados | Santos e Região

A cerimônia de inauguração da ampliação da Estação Quarentenária de Cananeia, no litoral de São Paulo, aconteceu nesta quinta-feira (4), com a presença de autoridades. A estação, que é a única oficial no país, passou a ter dois novos galpões. Ela recebe todos os suínos de fora do país, desde 2014, onde ficam por um período mínimo de 30 dias, para manter o controle sanitário.

A obra de ampliação da unidade de recepção de reprodutores suínos foi feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Associação Brasileira de Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (Abcs). O investimento total da parceria chega a R$ 15 milhões.

Todos os suínos que ingressam no país precisam passar pelo local. O período de permanência é importante para a equipe técnica conseguir monitorar o rebanho, para ver se existe a possibilidade de alguma doença ou vírus que possa estar em algum animal recebido do exterior. Só a partir disso o animal é liberado para o território nacional.

Autoridades participaram de inauguração de dois novos galpões em estação quarentenária em Cananeia, SP — Foto: Rinaldo Rori/g1

A parceria público-privada começou em 2015, com a assinatura do protocolo de intenções, que viabilizou, em 2017, a reforma e ampliação das estruturas dos sítios um e dois da Estação de Cananeia, que proporcionou a recepção e quarentena de suínos importados para fins de reprodução. Em 2019, ocorreu a necessidade de nova ampliação, pelo aumento da demanda das empresas de genética para importações, e a entrada de novas empresas no mercado brasileiro.

A cerimônia de ampliação contou com a presença de José Guilherme Leal, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Com essa ampliação, estamos fazendo funcionar essa questão da garantia da segurança sanitária, para nossa suinocultura, um acordo de parceria público-privada que deu certo. Hoje é dia de comemoração, para o setor privado e para todos nós”, disse.

Com a ampliação da estação e construção desses dois novos galpões, a unidade poderá receber até 24 lotes de animais por ano. Antes, a capacidade era de 11 lotes por ano. O número de animais que vão poder ficar em quarentena também aumentará de 1.000 para 1.800. Com a inauguração, os galpões já ficam prontos para receberem novas remessas de suínos em quarentena já esse mês.

VÍDEOS: As notícias mais vistas do g1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar