Campanha de multivacinação de crianças e adolescentes começa nesta sexta-feira na Baixada Santista | Mais Saúde

A Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos terá início nesta sexta-feira (1). As cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, divulgaram os horários e locais que aplicarão as doses (veja abaixo). A ação segue até o dia 29 de outubro.

É preciso que a criança ou adolescente esteja acompanhado do pai ou responsável e com a carteira de vacinação em mãos. No local será feita uma avaliação pelo profissional de saúde, a fim de saber quais vacinas estão em atraso, falta ou necessidade de reforço.

As vacinas oferecidas na Campanha Nacional de Multivacinação são a BCG, hepatite B, poliomielite (inativada e atenuada), rotavírus humano, difteria, tétano, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, HPV, pneumo 10 valente, pentavalente (DTP+Hib+Hb), meningocócica e varicela.

De acordo com o Governo do Estado, para a atualização da vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos com vacinas inativadas do Calendário de Vacinação não é preciso aguardar os 14 dias do intervalo da vacina contra a Covid-19, no caso do imunizante Pfizer.

As gestantes adolescentes não poderão tomar a vacina HPV porque não há estudos conclusivos, até o momento, sobre o uso desse imunizante em grávidas.

Em Santos, as doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h em todas as 29 policlínicas da cidade. Em São Vicente, as doses serão distribuídas nos 26 postos de saúde, de segunda a sexta, das 9h às 15h30.

Em Guarujá, as doses estarão disponíveis das 9h às 15h, nas 20 salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Já em Cubatão, os moradores podem procurar uma das 14 unidades de saúde com sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Bertioga divulgou que vacinará as crianças e adolescentes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Estratégia em Saúde da Família (ESFs), das 9h às 16h. Mongaguá também aplicará as doses em todas as nove USFs da cidade.

Peruíbe divulgou que a ação acontecerá das 8h30 às 15h nas unidades dos postos fixos do Caraguava, Parque do Trevo, Veneza, Centro e Ribamar e nos postos volantes em dias alternados, no mesmo horário:

  • Segunda-feira: Vila Peruíbe
  • Terça-feira: Santa Izabel, Torre, Recreio Santista e Guaraú
  • Quarta-feira: Nova Itariri e Guaraú
  • Sexta-feira: Jardim Brasil e Torre

Enquanto isso, Itanhaém informou que está realizando o planejamento logístico para essa campanha e, em breve, divulgará a programação completa. A Prefeitura de Praia Grande não informou os postos e horários de vacinação até a publicação desta reportagem.

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar