Bicentenário da Independência é comemorado com desfiles e homenagens no Centro de Santos | Santos e Região

O Festival da Independência conta com exposições, passeios e desfiles em Santos, no litoral de São Paulo, a partir desta quarta-feira (7). Neste ano, devido às homenagens ao Patriarca da Independência, José Bonifácio, a programação se concentrará no Centro Histórico.

O dia começa com a inauguração do Memorial José Bonifácio e o Festival da Independência, com desfile de alunos das escolas municipais de Santos, às 10h, na Praça Mauá. O espaço é interativo e permite aos visitantes entrarem na vida e na história doe José Bonifácio de uma forma tecnológica. Através de mapeamentos digitais, a exposição mostra o passado dele como geólogo, ambientalista e o legado político.

Segundo a Prefeitura de Santos, uma das organizadoras do evento, mais de mil participantes de escolas e projetos sociais, culturais e esportivos irão desfilar no festival. A homenagem, que começa junto à inauguração do Memorial, haverá a participação da Banda do Comando de Defesa Antiaérea do Exército.

Uma escultura “instagramável” feita de bronze e em tamanho real de José Bonifácio será entregue às 11h30, na Praça Barão do Rio Branco.

Memorial José Bonifácio será inaugurado em Santos, no litoral de SP, nesta quarta-feira (7). — Foto: Prefeitura de Santos

A partir desta quarta-feira, o passeio “Rota da Independência” ocorre pelo Centro Histórico da cidade e abordará a ligação do local com o momento histórico do país. A entrada é gratuita e os passeios acontecem às 11h e às 15h até domingo (11). Segundo a prefeitura, o ponto de encontro é em frente ao Museu do Café.

O passeio passará pelas vias: Rua Tuiuti, no Palacete Mauá; Rua XV de novembro; Praça Barão do Rio Branco; Praça da República; Rua Visconde de Rio Branco, até o Outeiro de Santa Catarina. O retorno passará pela Rua Visconde de Rio Branco; Praça da República; Praça Barão do Rio Branco; Rua Augusto Severo e Praça Mauá.

Já o tradicional passeio de bonde terá performances artísticas ao longo do trajeto. O ingresso custa R$ 7 e professores, estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada. As saídas são entre às 11h e às 17h, com exceção do dia 7, que terá início às 13h, e no dia 8, com última viagem às 15h, devido aos demais eventos.

A programação se estende às praias de Santos, onde um desfile naval acontece a partir das 13h. Os navios serão coordenados pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e sairão do Cais da Marinha, no Porto de Santos.

O desfile contará com um navio, dois avisos de patrulha, uma lancha de inspeção blindada, duas embarcações da Capitania dos Portos de São Paulo e lanchas da Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental e da Guarda Portuária. As embarcações vão percorrer o canal do Porto e as praias de Santos e São Vicente, até a Ilha Porchat.

A programação do Festival da Independência se estende às praias de Santos, no litoral de SP, onde um desfile naval acontece a partir das 13h — Foto: Divulgação/ Marinha

Confira a programação completa:

  • 10h – Inauguração do Memorial José Bonifácio; desfile com alunos das escolas municipais; participação da Banda do Comando de Defesa Antiaérea do Exército, na Praça Barão do Rio Branco
  • 11h30 – Inauguração da estátua instagramável de José Bonifácio, na Praça Barão do Rio Branco
  • “Protagonistas no processo de Independência do Brasil” – 7 a 16 de setembro, das 9h às 17h- entrada é gratuita e Outeiro de Santa Catarina
  • Walking Tour ‘Rota da Independência’ – de 7 a 11 de setembro das 11h às 15h – Passeio a pé pelo Centro de Santos percorrendo o mesmo caminho realizado por Dom Pedro em 5 de setembro de 1822, com trajeto de aproximadamente duas horas.
  • Exposição Museu é Aqui – 29 de setembro às 9h, com Monumentos do Centenário em Santos, na Ume Pedro II, na Avenida Professor Aristóteles de Menezes, na Ponta da Praia
  • Concerto da Orquestra Sinfônica de Santos – 29 de setembro às 20h30, no Teatro Municipal Braz Cubas
  • Bonde da Independência – de 7 a 9 de setembro o bonde estará decorado com adereços nas cores da bandeira do Brasil. Haverá intervenção artística na rua durante os passeios.
    Dia 7 – das 13h às 17h
    Dia 8 – das 11h às 15h
    Dias 9, 10 e 11 – das 11h às 17h

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar