Baleia jubarte de quase oito metros é encontrada morta em praia no litoral de SP | Santos e Região

Uma baleia jubarte de quase oito metros foi encontrada morta na Praia do Satélite em Itanhaém, no litoral paulista, após encalhar na tarde desta quarta-feira (29). O Instituto Biopesca foi acionado, recolheu amostras do animal e realiza necropsia.

De acordo com o instituto, a baleia da espécie Megaptera novaeangliae era fêmea e a causa da morte ainda é desconhecida. A equipe que examinou o animal, entretanto, alerta para motivos frequentes que justificam encalhes de animais desse porte.

Baleia jubarte de quase oito metros é encontrada morta após encalhar em praia no litoral de SP — Foto: Geraldo Forte

Segundo a Biopesca, a separação precoce da mãe com os filhotes influencia para que as baleias pequenas se percam e acabem sendo capturadas acidentalmente pela pesca. Além disso, o Instituto pontua que, nesta época do ano, baleias jubartes tendem a migrar de águas frias para quentes da costa brasileira e, nesse percurso, podem ser atingidas por acidentes ou pesca ilegal.

O instituto pontua que esse tipo de incidente foi o quarto registrado no mês de setembro de 2021 na região. A carcaça da baleia foi recolhida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém e terá uma destinação adequada.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas ou quaisquer animais marinhos na região entre Peruíbe e Praia Grande, o indicado é acionar o Instituto Biopesca pelo número 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp da instituição.

Equipe do Instituto Biopesca recolhendo amostras do corpo da baleia para realizar exames em laboratório — Foto: Instituto Biopesca

Corpo da baleia jubarte sendo recolhido pela Prefeitura de Itanhaém nesta quarta-feira (29) — Foto: Instituto Biopesca

VÍDEOS: G1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar