Baixada em Pauta #94: Conheça os desafios por trás do maior corredor ambiental da Mata Atlântica, o Parque Estadual Serra do Mar | Baixada em Pauta

Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O Parque Estadual Serra do Mar (PESM), considerado o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil, completou 45 anos em 30 de agosto e, durante esse período, passou por muitas mudanças. As últimas não foram nada positivas. A área foi impactada por ações criminosas, como o desmatamento, a caça ilegal e a poluição.

Toda essa situação interfere diretamente no bioma, na vida vegetal, animal, da comunidade do entorno e de toda a população. Tais danos, no entanto, só costumam ser notados quando animais são observados em área urbana, quando há falta d’água ou há a sensação de aquecimento.

O PESM conta com 1.361 espécies de animais e aproximadamente 1.200 tipos de plantas registradas. Além do trabalho de preservação e pesquisa, os parques têm como objetivo incentivar a população na busca pela conservação do meio ambiente. É o conceito de ‘conhecer para preservar’.

Para falar sobre o assunto, o Baixada em Pauta recebeu Diego Hernandes, diretor adjunto da Fundação Florestal. Ele para falar sobre o parque e os desafios que têm em “gerar valor cultural sobre a nossa biodiversidade”.

“O serviço ecossistêmico é algo que nos beneficia de forma silenciosa e que, muitas vezes, fica em segundo plano, em termos de cotidiano. Então, é fato que, quando a gente tem uma falta d’água por algum motivo específico ou atropelamento [de animal], que bloqueia uma rodovia, é o momento em que a gente se conscientiza mais sobre os problemas ambientais”, disse.

Parque Estadual Serra do Mar completa 45 anos — Foto: Carlos Nogueira/A Tribuna Jornal

O podcast Baixada em Pauta é editado por Aldemar Gonçalves. Apresentação: Matheus Müller.

Matheus Müller apresenta o podcast Baixada em Pauta — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar