Baixada em Pauta #84: Economista fala sobre os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia para os brasileiros após 4 meses de conflito | Baixada em Pauta

Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

A invasão da Rússia à Ucrânia completou quatro meses nesta sexta (24) e, além de o país comandado por Vladimir Putin avançar na devastação do território vizinho, também aplica golpes na economia mundial, seja pelo aumento do valor do barril do petróleo ou pela redução nas exportações de fertilizantes, trigo e demais cereais, como o milho.

A Rússia está entre os maiores exportadores de petróleo do mundo, junto com Estados Unidos e Arábia Saudita. O conflito com a Ucrânia eleva a inflação mundial sobre o produto, o que afeta diretamente a cadeia logística em todo o mundo, elevando valores.

Não só isso. O Brasil é o maior importador de fertilizantes da Rússia e a guerra, portanto, pode afetar o plantio e a safra 2022/2023 do país, pois, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (a Anda) os estoques de fertilizantes devem durar até o final de junho e, segundo a entidade, não será fácil substituir fornecedores.

Ainda em meio a esse cenário caótico, estão os cereais, que são mais importados da Ucrânia. O Brasil apesar de cultivar milho e prever alta de produção, é um dos maiores importadores do produto, que deve passar a ser exportado e impactar o comércio interno, e, inclusive, no preço das carnes de suínos e frangos, já que as rações são compostas por milho.

Soma-se a isso o período eleitoral, que também afeta a economia local. Em meio a esse cenário conturbado, o Baixada em Pauta desta sexta-feira (24) recebe o economista Luciano Simões, que analisa os impactos da guerra no Brasil e como a população pode tentar proteger a renda.

Soldado ucraniano dispara míssil antitanque NLAW em treinamento para enfrentar tropas russas no leste da Ucrânia — Foto: Associated Press

O podcast Baixada em Pauta é editado por Aldemar Gonçalves. Apresentação: Matheus Müller.

Matheus Müller apresenta o podcast Baixada em Pauta — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar