Ave ‘piru-piru’ é flagrada chocando ovos em praia do litoral de SP | Santos e Região

Um estudante de 16 anos registrou uma ave chocando ovos na praia do bairro Vila Rica, em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Ao g1, Gabriel Pires Ferreira disse, nesta quinta (13), que fez as imagens na terça-feira (11), quando viu a situação pela primeira vez. “Todo dia vou lá olhar. Hoje mesmo já fui para ver se estava tudo bem com eles”.

Segundo o adolescente, um casal de pássaros se reveza nos cuidados com os ovos. “A fêmea fica perto dos ovos, e quando ela vê que ele [macho] está chegando perto, ela sai”.

Apesar de ser um lugar deserto durante a semana, o estudante fica preocupado, pois é comum o tráfego de veículos e pedestres no local onde os ovos estão. “Tem muito cachorro na praia, e a gente fica com medo de eles pegarem [os ovos], ou dos carros passarem por cima”.

O biólogo Eric Comin explicou ao g1 que trata-se da ave da espécie piru-piru (Haematopus sp), também conhecida como ostraceiro. São aves robustas, com cerca de 40 a 50 cm de comprimento, que habitam zonas costeiras rochosas e arenosas.

Biólogo afirma que ave que está chocando ovos em Ilha Comprida é da espécie piru-piru — Foto: Gabriel Pires Ferreira

Segundo ele, a espécie alimenta-se de invertebrados aquáticos, e o bico é especialmente adaptado para abrir conchas de bivalves, alimento favorito do piru-piru. São aves que realizam voos curtos, e que no solo são muito ágeis. Para o biólogo, o casal deve permanecer no local para cuidar dos ovos até o nascimento dos filhotes.

De acordo com Comin, a espécie tem costume de fazer ninho em áreas mais tranquilas e arenosas, como nesse caso em Ilha Comprida. Em relação ao fato de ser uma área mais movimentada aos fins de semana, ele orienta a, mesmo assim, não mexer ou remover o ninho do local. “Não é recomendável mexer, pode estressar o animal. A orientação é fazer uma sinalização perto, pegar alguma madeira e colocar em pé para ninguém passar com carro e chegar perto”.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Ilha Comprida, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

A espécie é uma ave que habita praias e rochedos, sendo comum na América do Norte e em toda a costa brasileira. O piru-piru possui uma dieta específica para esses ambientes, e alimenta-se de caramujos, cracas e ostras.

Essas aves dependem quase que exclusivamente das áreas de dunas para a reprodução. Ao botar de um a quatro ovos, tanto o macho quanto a fêmea constroem cavidades na terra e selecionam uma delas para dar origem aos filhotes.

Os ovos possuem coloração marrom-clara com pequenas manchas pretas distribuídas irregularmente, características que auxiliam na camuflagem e previnem o ataque de outras espécies.

Ameaçada pela caça e coleta dos ovos, a população do piru-piru também sofre com as mudanças climáticas, que alteram o ambiente onde vive e se reproduz.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar