Agenda portuária: Summit Portos 5.0 acontece no dia 21 | summit portos

Pensando em ampliar a participação do Brasil no comércio internacional no setor de importação e exportação acontece o Summit Portos 5.0 – A nova agenda de integração logística do século 21.

O evento ocorrerá na quinta-feira, 21 de outubro, das 13h às 18h, no auditório do B HOTEL, em Brasília-DF (SHN Q 5 BL J Lote L – Asa Norte) e contará com a presença de diversos profissionais da área para debater temas.

Cenário portuário brasileiro
Isso porque o setor de importação e exportação no Brasil se mostra como um dos cenários mais promissores do mundo. A movimentação de cargas conteinerizadas possui um crescimento rápido em muitos portos, o que atrai investimentos.

Apesar do Brasil representar apenas 1,2% das exportações (27ª posição global) e 1% das importações (28ª posição global), conforme o último relatório da OMC (Organização Mundial do Comércio), de acordo com o último Plano Nacional de Logística Portuária publicado em 2019, o setor de cargas conteineirizadas movimentou no país, em 2018, um total de 114 milhões de toneladas.

Banco de imagem Freepik — Foto: Banco de imagem Freepik

Para Adalberto Santos de Vasconcelos, CEO da ASV Infra Partners – Consultoria em Infraestrutura, o evento acontece no momento de retomada do setor.

“O SUMMIT Portos 5.0 acontece em momento oportuno para se discutir a retomada do crescimento econômico e sustentável do País, notadamente em relação ao setor portuário, no qual aperfeiçoamentos e modernização da regulação podem alavancar e acelerar a participação do Brasil no comércio exterior global. Nesse sentido, é preciso considerar a dinâmica desse setor e sua interdependência do mercado internacional, sobretudo no mercado de contêineres, para o aprimoramento da regulação no que tange à estrutura de mercado, concorrência, concentração vertical e definição de mercado relevante”, comenta Adalberto Vasconcelos, que será um dos participantes da palestra sobre arranjo produtivo e sincromodalismo.

Perspectiva de crescimento no setor
A expectativa diante da demanda é que ocorra um crescimento dos fluxos de longo curso de 142% até 2060, considerando exportação e importação.

Pensando nesse cenário de evolução, a Summit Portos 5.0 surge como um meio de apresentar e discutir ideias que impactam positivamente a estratégia brasileira portuária.

“A Summit Portos 5.0 tem como objetivo ampliar a participação do Brasil no comércio internacional. Para isso é necessário expandir a capacidade aumentando o investimento e melhorar a eficiência a fim de diminuir burocracias e custos”, detalha o consultor Luiz Claudio Montenegro, que será um dos palestrantes do dia.

O evento terá palestras de temas importantes como: compreender os modelos de concessões; tipos de concessões no Brasil e no mundo; funções e responsabilidades das agências e dos órgãos reguladores; economias de escala e níveis de competição, lógica de integração vertical na logística; os efeitos e a concentração na competição, acesso ao mercado, nível de serviços e preços e debate e recomendações gerais ao modelo brasileiro de concessões.

Também serão levantados assuntos em painéis com os seguintes tópicos: estabilidade jurídica e segurança nos investimentos, redução de burocracia e regulação responsiva, arranjo produtivo e sincromodalismo, mercado competitivo portuário e haverá uma palestra para encerrar.

O evento será presencial para convidados, mas quem quiser participar remotamente poderá se inscrever pelo link para assistir a transmissão online.

A realização é pelo Grupo Tribuna e conta com o apoio das empresas TiL (Terminal Investment Limited) e APM Terminals.


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar