Ademario cumpriu duas de 11 promessas feitas em entrevista ao g1 após 1º ano da 2ª gestão em Cubatão | Santos e Região

Durante as eleições, o g1 entrevistou cada um dos candidatos às prefeituras da Baixada Santista e ouviu as principais propostas ao Executivo. Um levantamento mostra que, de 11 promessas checadas, Ademario cumpriu integralmente duas delas, enquanto duas estão em progresso e sete ainda não foram cumpridas.

Para selecionar as promessas em 2020, foram consideradas aquelas que podem ser claramente cobradas, medidas e que foram apresentadas na série de entrevistas publicadas pelo g1 no mês de novembro daquele ano. As propostas checadas pertencem às áreas da saúde, educação, segurança, habitação, cultura, transporte e obras.

Veja abaixo detalhes de cada promessa por área de atuação:

  • Consultas médicas por telefone – não cumprida ainda

A Prefeitura de Cubatão disse que o processo está em andamento e é complexo. Há necessidade de atualização e modernização da rede de telefonia de todas as unidades de saúde.

  • Fortalecimento do Programa de Saúde da Família – cumprida

O fortalecimento do Programa está em andamento com a adoção de uma série de medidas, sendo: o recadastramento do número de famílias assistidas no município, a retomada do monitoramento da Rede Cegonha e criação grupo técnico de apoio à linha de cuidados em Saúde da Mulher e crianças.

Além disso, foi realizada a qualificação dos agentes comunitários de saúde, profissionais da saúde e da psicologia por meio do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde. Ainda, foi ofertado o curso de pós-graduação para os gestores da atenção básica em parceria com a Faculdade de Medicina de Cubatão, novos profissionais de psicologia foram convocados para atendimento na atenção básica e houve intensificação do gerenciamento de vagas pelos sistema Cross e Sisreg.

  • Informatização o Cartão Saúde – não cumprida ainda

A informatização do cartão Saúde passa pela adequação física e informatização das unidades de Saúde, que vem sendo realizada já com estudos para cada unidade.

Hospital de Cubatão, SP — Foto: Divulgação/FSFX

  • Construção de quatro escolas – não cumprida ainda

A prefeitura informou que precisou reorganizar os investimentos municipais ano passado devido ao enfrentamento à pandemia e, por isso, não conseguiu seguir com os projetos de construção das escolas. Há previsão de construção de uma unidade escolar na Ilha Caraguatá neste ano e outras cinco escolas na cidade até o fim do mandato.

  • Investimento em aulas de inglês, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental – cumprida

Estudantes dos anos iniciais, matriculados em cinco escolas municipais de período integral terão duas aulas semanais de Inglês já a partir deste ano letivo. As escolas que oferecem as aulas são: Estado do Amapá, Jayme João Olcese, Estado do Ceará, Professora Maria Albertina Pinheiro da Silva Mesquita e Padre Antonio Olivieri Filho. A novidade segue as orientações fixadas pela Base Nacional Comum Curricular e as diretrizes da política educacional por meio do Currículo Paulista, adotado por Cubatão.

Sistema de monitoramento de vídeo em Cubatão, SP — Foto: Reprodução/TV Tribuna

  • Construção de duas delegacias – em progresso

Uma delegacia está sendo construída na Avenida Beira-Mar, no complexo do Parque Linear (Novo Casqueiro). Uma reforma foi feita no ano passado no prédio da Delegacia da Mulher, localizada no Jardim Casqueiro.

  • Investimento em monitoramento eletrônico – não cumprida ainda

O edital de licitação de compra está em fase de finalização para ampliar o monitoramento por câmeras na cidade. A expectativa é de que novas 400 câmeras já sejam instaladas neste ano e, até o fim do processo, sejam 900 equipamentos.

Na área da Segurança, a prefeitura salientou que criou a Guarda Municipal nesta gestão. O concurso público já foi realizado e segue na fase de avaliação dos candidatos para início efetivo no 1º semestre deste ano. Houve o aumento do efetivo de policiais na Operação Delegada e intensificações em ações como o projeto Invasão Zero, que prevê fiscalizações em ferros-velhos e comércios irregulares.

  • Construção de 1.600 unidades habitacionais – não cumprida ainda

As moradias ainda não começaram a ser construídas. Segundo a prefeitura, a Vila Esperança será urbanizada com 1.010 moradias pelo programa Vida Digna, do Governo do Estado. Já na Vila dos Pescadores, o município já possui o licenciamento ambiental para executar as obras de infraestrutura e para a construção de 674 unidades habitacionais em uma área de transbordo. O bairro todo também já foi georreferenciado. No momento, os trâmites burocráticos estão em andamento.

Há previsão, ainda, de construção de 440 moradias em um terreno próximo ao Centro Social Urbano, no Jardim Costa e Silva, para abrigar famílias da Vila Noel e outras demandas, e ainda 160 unidades habitacionais que serão erguidas no Conjunto Afonso Schmidt que receberão famílias da Mantiqueira.

Comunidade Vila Esperança, em Cubatão (SP). — Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Cubatão

  • Finalização das obras no Teatro Municipal do Anilinas – não cumprida ainda

Atualmente, a prefeitura busca recursos para concluir as obras do Teatro Municipal do Anilinas.

  • Construção de uma perimetral na Vila Esperança, com 6 km de rodovia – não cumprida ainda

O projeto está em fase de licitação. A prefeitura já possui o licenciamento ambiental para execução da obra. Trata-se de uma via de seis quilômetros de extensão, margeando o bairro, que possibilitará a implantação de serviços públicos, como transporte coletivo, coleta de lixo, ambulância e outros.

  • Construção de novos píers: na Ilha Caraguatá, no Bolsão e no Casqueiro – em progresso

O píer do Novo Casqueiro está com as obras de construção em andamento. O píer foi projetado para oferecer conforto aos pescadores, mas também poderá ser utilizado por embarcações. A administração municipal não informou detalhes sobre o projeto dos outros dois píeres, na Ilha Caraguatá e no Bolsão.

Outras informações sobre as propostas apresentadas por Ademario durante as eleições municipais podem ser consultadas em seu plano de governo, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Teatro do Parque Anilinas em Cubatão, SP — Foto: Divulgação

VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar