A parte elétrica de seu condomínio está em dia? | Café com o síndico

Você sabia que muitos condomínios apresentam falhas de funcionamento em suas instalações elétricas que geram diversos problemas na distribuição de energia para os moradores? Sem contar, que tudo isso oferece altos riscos à integridade física dos condôminos.

Para realizar um serviço de instalações elétricas para condomínios dentro das conformidades das NR’s, existe a obrigação de manter um Prontuário de Instalação Elétrica (PIE), cujo contém toda a documentação detalhadas das instalações do condomínio, laudos e atestados necessários para o seu funcionamento e liberação para habitação ou uso comercial.

Não é novidade, que para escolher a melhor empresa para realização do serviço de instalações elétricas, é uma tarefa bem difícil para os condomínios. Pensando nisso, e visando promover tranquilidade aos síndicos de prédios, o grupo Vórticco garante o caminho certo para o trabalho profissional, dentro dos prazos e das especificações exigidas.

Para garantir a excelência na execução de projetos, manutenção e emissão de laudos de elétrica, a empresa conta com profissionais experientes e prontos para deixar o condomínio apto às fiscalizações e seguro para as pessoas.

Segundo Luiz Gustavo, engenheiro elétrico da Vórticco, o objetivo da empresa é manter a manutenção preventiva em dia e tudo dentro das normativas. “Aqui no Grupo Vórticco, o objetivo é oferecer dentro das áreas de projetos e instalações, eficiência e clareza para o síndico”, disse.

Ele acrescenta que prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los. “No caso dos condomínios, a responsabilidade de manter em dia as instalações elétricas é gigante. Revisões periódicas, manutenções e até a substituição das instalações são essenciais”, concluiu.

Você já ouviu falar em laudo SPDA?

Mais conhecido como Laudo de Para Raio, o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), resume-se na execução de projeto antes da instalação com todo o detalhamento dos itens que compõe um para-raios com nomenclatura dos materiais a serem utilizados.

Quando um raio (descarga elétrica) atinge o topo de um imóvel, é possível que o mesmo tenha toda sua estrutura física e instalações elétricas abaladas, além dos possíveis riscos causados aos moradores do imóvel.

Neste caso, Luiz Gustavo explica que é importante o síndico contratar uma empresa preparada para emitir o laudo técnico, deixando o condomínio apto para atender as exigências indicadas para as inspeções com base na norma vigente NBR 5419/2015. “A sobrecarga das redes elétricas em condomínios pode ser evitada com ações preventivas. Isso se refere desde a manutenção dos sistemas até a limpeza dos espaços”, afirmou.

O SPDA também é exigido pelo Corpo de Bombeiros para a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), medida fundamental para a contratação do seguro do imóvel. Sendo que possíveis falhas no sistema podem comprometer a indenização do seguro.

Especializado em serviços de laudos técnicos, licitação, gerenciamento de obra e execução/renovação do AVCB, o grupo Vórticco é composto por profissionais capacitados, experientes e reconhecidos na área da Construção Civil, que prezam essencialmente pela segurança e confiança de seus clientes.

Sobre a parte elétrica, a empresa trabalha com base em todos os aspectos técnicos envolvidos numa instalação, tudo isso atestado por um Engenheiro Eletricista, devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), com base em inspeções e medições realizadas nas instalações, conforme requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Telefone: (13) 3500-8055
Email: contato@grupovorticco.com.br
End.: Av. Senador Pinheiro Machado, 30 – Sala 156
Vila Matias, Santos – SP, 11075-000


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar