2ª fase da Unesp 2024: prova de linguagens tem conto angolano, música como tratamento e 'vale da estranheza'



Candidatos consideraram que a prova teve nível médio de dificuldade e “uma experiência mais tranquila” que o primeiro dia do exame. amigos estudantes Gabriela Ribeiro, Gabriela Bento, Sofhya Vitória de Paula e Cauê Godoy acharam o segundo dia de prova da Unesp 2024 mais tranquilo que o primeiro
Esdras Pereira/g1
Um conto angolano sobre a lebre e o camaleão, a música como auxílio ao tratamento de pessoas com demência e uma reflexão sobre robôs com características humanas estão entre os temas abordados nas 12 questões de linguagens do segundo dia da segunda fase do vestibular 2024 da Unesp.
Alguns candidatos ouvidos pelo g1 na saída da prova classificaram que, em um grau de 0 a 10, a prova desta segunda-feira (11) estaria entre 5 e 6.
📲 VESTIBULOU: clique aqui para entrar na comunidade do g1 sobre vestibular
Os participantes tiveram de responder as questões discursivas que englobam língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte.
Clique aqui para acessar a prova
E ainda desenvolveram uma redação na linha de “É possível um futuro offline?”, conforme apurou a reportagem (oficialmente, o tema só é divulgado às 20h pela Vunesp). Veja mais sobre a redação na reportagem.
LEIA MAIS:
Redação: Tema : ‘é possível um futuro off-line?’; veja comentários dos candidatos
Temas do 1º dia: 2ª fase tem ditadura argentina, ‘democracia racial’ e simetria do caramujo
Ausentes: Segundo dia da 2ª fase da Unesp 2024 tem abstenção de 12%; índice é maior que no 1º dia
Sonho: Candidata da Unesp sonha ser a 1ª da família na universidade: ‘Se deixar, estudo até o último minuto’
A maioria dos entrevistados considerou como mais simbólica a questão de Português envolvendo o conto tucokwe de Angola sobre a lebre e o camaleão.
Na história africana, os animais participam de caravanas para levar seus produtos em vilas distantes. A lebre costuma ser apressada e perde muitas coisas no meio do caminho, diferentemente do camaleão.
No final, a reflexão diz o seguinte: “Por isso é que a lebre sempre usa a mesma roupa sem graça e o camaleão está sempre trocando de roupa, sempre com as mais lindas e coloridas que existem”.
Questão da Unesp 2024 aborda sensação que aparência dos robôs exerce no ser humano
Getty Images via BBC
Outra pergunta bastante lembrada pelos candidatos foi a de Inglês sobre o chamado “Vale da estranheza”. Essa é uma expressão criada pelo cientista japonês Masahiro Mori. O especialista estudou a hipótese de a semelhança de robôs com pessoas reais causar um sentimento de repulsa.
Além dessas, os participantes encararam várias questões com interpretação de texto, inclusive um de Machado de Assis. Também foram testados sobre escolas literárias, entre outros assuntos.
O grupo de amigos estudantes Gabriela Ribeiro, Gabriela Bento, Sofhya Vitória de Paula e Cauê Godoy saiu aliviado do segundo dia de provas. Comparado ao primeiro dia, todos exaltaram uma “experiência bem mais tranquila”.
“Ontem a humilhação veio, mas hoje foi dia de redenção”, resumiu Godoy.
Prova tranquila
A prova do segundo dia da segunda fase da Unesp foi tradicional, objetiva e tranquila, na avaliação do diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Wander Azanha. Veja as considerações do professor:
Inglês – prova bastante objetiva, que exigia do candidato uma capacidade de compreensão de informações essenciais em cada parágrafo do texto.
Literatura – prova tradicional, que cobrou a poesia de Machado de Assis, um dos gêneros menos cobrados e conhecidos do autor. Este item foi cobrado na prova de uma maneira que o estudante precisasse conhecer um texto para que conseguisse ligar a outro, exigindo entendimento de interpretação e intertextualidade entre os textos.
Gramática – prova tranquila que exigia domínio do vocabulário e conhecimento de gramática, como voz passiva e formação de palavras.
Redação – pergunta interessante para a elaboração: “É possível um futuro off-line?” e uma novidade: quatro tirinhas dentro da coletânea. “Já apareceu uma tirinha, mas quatro dessa forma e do mesmo autor (André Dahmer), foi uma novidade nessa prova”, afirmou.
CALENDÁRIO DA UNESP
12 a 21/12 – provas de habilidades para todos os cursos da capital e para alguns cursos de Bauru;
31/1/2024 – divulgação do resultado final.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar